Bodas


Trata-se do aniversário de casamento, objetivando a confirmação de seus votos, evento tipicamente particular que cada família comemora como deseja. Cabe, entretanto, lembrar que o habitual é a comemoração dos vinte e cinco e dos cinquenta anos de casamento - bodas de prata e ouro respectivamente. As duas cerimônias são praticamente iguais, diferindo na aliança - nas bodas de prata é habitual o casal colocar um aro de prata em sua aliança de casamento; na de ouro colocar esse aro de ouro.

Para as duas bodas, segue-se uma repetição do matrimônio, com a celebração de uma missa para os católicos. A entrada na Igreja se faz da mesma forma que o casamento, sendo que as damas e pajens são substituídos pelos filhos e netos. Como cada família tem filhos em número e sexo diferentes, o cortejo de entrada pode variar:

  • filho e filha abrem o cortejo, com os pais entrando atrás;
  • filho e nora; filha e genro abrem o cortejo com os pais entrando em seguida;

  • no caso de um filho somente, este poderá abrir o cortejo;

  • netos abrem o cortejo, seguidos dos filhos e, no final, os pais.
Todas as formas de cortejo são válidas e a criatividade deve imperar, somada com amor e emoção.
Vale lembrar a classificação das bodas, que obedece à denominação das matérias-primas da natureza e pode variar, dependendo do autor:
1º ano: Bodas de Papel
2º ano: Bodas de Algodão
3º ano: Bodas de Couro
4º ano: Bodas de Flores, Frutas ou Livros
5º ano: Bodas de Madeira
6º ano: Bodas de Açúcar, Doce
7º ano: Bodas de Lã
8º ano: Bodas de Cobre
9º ano: Bodas de Cerâmica
10º ano: Bodas de Estanho ou Alumínio
11º ano: Bodas de Aço
12º ano: Bodas de Seda ou Linho
13º ano: Bodas de Renda
14º ano: Bodas de Marfim
15º ano: Bodas de Cristal
16º ano: Bodas de Turmalina
17º ano: Bodas de Rosa
18º ano: Bodas de Turquesa
19º ano: Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º ano: Bodas de Porcelana
21º ano: Bodas de Zircão
22º ano: Bodas de Louça
23º ano: Bodas de Palha
24º ano: Bodas de Opala
25º ano: Bodas de Prata
26º ano: Bodas de Alexandrita
27º ano: Bodas de Crisoprásio
28º ano: Bodas de Hematita
29º ano: Bodas de Erva
30º ano: Bodas de Pérola
31º ano: Bodas de Nácar 
32º ano: Bodas de Pinho
33º ano: Bodas de Crizopala
34º ano: Bodas de Oliveira
35º ano: Bodas de Coral

36º ano: Bodas de Cedro
37º ano: Bodas de Aventurina
38º ano: Bodas de Carvalho
39º ano: Bodas de Mármore
40º ano: Bodas de Esmeralda
45º ano: Bodas de Rubi
50º ano: Bodas de Ouro
55º ano: Bodas de Ametista
60º ano: Bodas de Diamante
65º ano: Bodas de Platina
70º ano: Bodas de Vinho
75º ano: Bodas de Brilhante


71 comentários:

  1. Gostaria de saber se pode ter padrinhos ( amigos ) nas bodas de Prata????
    Po de entrar na igreja de vestido longo branco com detalhes em prata?????

    ResponderExcluir
  2. posso realizar as bodas de prata como se fosse um casamento com daminhas e padrinhos visto que quando casei so realizei a cerimonia no civil

    ResponderExcluir
  3. irei fazer 10 anos de casada, tenho 1 filha de 7 anos, terei que chamar os padrinhos para o cortejo e cerimonial?
    Existe presentes ou não?

    agfernandabarreto@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. estou no mesmo dilema, vou fazer 10 anos de casa e tenho uma filha de 6 anos, mande algumas dicas para mim pois quero comemorar.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual a cor ideal para meu vestido: bodas de cristal 15 anos.

    ResponderExcluir
  6. vou fazer cinco anos bodas de madeira como organizo a cerimonia e que tipo de aliança ou aro eu coloco na minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, tbm farei bodas de madeira este ano, gostaria de saber se realizou a sua e como foi, poderia me ajudar?

      Excluir
  7. vou fazer bodas de prata e gostaria de saber, se pode ter padrinhos(amigos) como em um casamento normal

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não é comum ter padrinhos em Bodas. Quem deve fazer parte do cortejo são os filhos.

    ResponderExcluir
  9. Não há uma cor específica para o vestido! De preferência, use uma cor discreta!

    ResponderExcluir
  10. Quanto as alianças: Segundo a tradição, as alianças mudam nas Bodas de Prata e nas Bodas de Ouro. Mas se o casal quiser trocar suas alianças, nada impede que os faça comprando um par do gosto do casal, afinal, serão abençoadas pelo celebrante na cerimônia.

    ResponderExcluir
  11. vou completar 10 anos de casamento,quero aproveitar e casar no religioso em um salão com amigos e familiares isso é brega? me mande algumas ideias? tenho dois filhos 13 anos e 12 anos

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria de saber como organizar uma missa de bodas de flores 04 anos
    obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oi Nara! Não é brega casar no religioso depois de 10 anos de convivência, só não sei se o padre fará a celebração fora da igreja. É interessante que seus filhos participem de alguma forma.

    ResponderExcluir
  14. Oi, meus pais vão fazer bodas de prata, e gostaria de saber se pode ter pagem e se pode ter padrinhos, como no primeiro casamento? E ainda se o buque da noiva costuma ser jogado??

    ResponderExcluir
  15. olá! vomos fazer 15 anos de casados e faremos uma cerimonia religiosa em agradecimento na igreja catolica porém não sei como organizar, nossos filhos querem participar cantando(tem 14anos) e entregando as alianças(tem 7 anos). por favor tem com nos enviar alguma sugestão de cerimonia?

    ResponderExcluir
  16. Qual a cor certa para o vestido da minha sogra, que fará bodas de ouro, será uma cerimonia simples, mas na igreja. obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Em julho é a bodas de ouro dos meus ávos, e estou com dúvidas,

    meua ávos tiveram 5 filhos
    1 mulher mais velha e 4 homens.

    a mulher casou e teve 3 filhos(2 moças e 1 moço)
    um homem casou e teve 3 filhas(2 moças e 1 moço)
    outro filho csou e teve 2 meninas
    outro filho casou e teve 2 meninos
    e um filho aind anão casou.

    Como faço a entrada?
    entra meu ávos e depois os filhos do mais velho p/ o mais novo e com seus pares e depois os netos.

    No caso o meu irmã vai levar as alianças,então ele entrará duas vezes?

    tem florista antes dos noivos?

    as floristas tbm entram duas vezes, pq no casa seria a neta mais nova.

    GRATA

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se na bodas de prata pode se ter padrinhos como em um casamento

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito das dicas., gostaria de saber se bodas de ouro., pode ter daminha de honra.

    ResponderExcluir
  20. cara amiga gostaria de uma dica na cirimonia de bodas de 25 anos (prata) é uma cirimonia religiosa, com recepição no mesmo local,gostaria de saber se na hora da recepição segue igual casamento normal desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  21. outra coisa não tem livro de assinaturas dos padrinhos?

    ResponderExcluir
  22. olá! vamos fazer 15 anos de casados e faremos uma cerimonia em agradecimento e uma recepçao estilo baile de mascaras, porém não sei como organizar, minha filha tem 5 anos e quer ser a daminha das alianças. É feio colocar padrinhos, que cor de vestido devo usar, e nós não queriamos presentes já que somos casados, como pedir em dinheiro ou cote de viagem de uma forma elegante????? Como será a noite, e depois será como um baile de mascaras o que devemos servir??? por favor tem com nos enviar alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se na Boda de Prata, faz-se lista de presentes na lojas como no casamento?

    ResponderExcluir
  24. keria saber oke poço vestir para comemorar bodas de cristal,e a cor da roupa......É pk nunca casei.......

    ResponderExcluir
  25. Olá Boa Tarde!
    Gostaria de saber se fica deselegante eu entrar de mãos dadas com 2 sobrinhos na Igreja? Eu tenho 2 filhas e elas não tem filhos. A mesma pergunta fica em relação ao meu marido, ele entrar na Igreja com nossas 2 filhas. ( Bodas de Prata em outubro 2011). Obrigada e aguardo resposta. email- shelenacunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de fazer uma comemoração uma cerimônia e uma festinha para as bodas de algodão, quero reverter algo que saiu errado em meu casamento, hj não me sinto realizada é errado fazer a cerimônia de ação de graças algo assim.Fico com medo do que as pessoas acharão nunca vi essa comemoração eu amo festas e comemorar aniversário. Sou fascinada por isso.

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber como realizo uma cerimonia de bodas de prata evangélica.

    ResponderExcluir
  28. Irei fazer 15 anos de casada e gostaria de uma sugestão para aliança, pois gostariamos de trocar a nossa. Desde já Obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Faremnos bodas de prata mas nao temos filhos, poderiamos entrar com nossos sobrinhos, pensamos assim:
    homem com sobrinha mais velha
    mulher com sobrinho mais velho
    depois um cortejo com todos os sobrinhos

    ResponderExcluir
  30. gostaria de saber como realizar uma cerimonia de bodas de madeira,se neste mesmo dia estarei realizando o meu culto de ação de graças por uma sirugia que teve sucesso.

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber qual a cor especifica para Bodas de pérola?

    ResponderExcluir
  32. gostaria de saber qual a cor especifica para Bodas de pérola?

    mara_martins3@hotmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  33. ola gostaria de como e uma cerimonia de bordas de prata eu vou fazer este ano em julho eu não tenho a minima ideia como fazer vou fazer uma festinha para os amigos mais chegados vai ser muito simples mais gostaria de comemorar porque são 25 anos de conviverncia e a gente merece eu tenho 3 filhos um rapaz de 22 anos e uma moça de 17 e outra de 8 anos gostaria de saber como e a cerimonia por favor origado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá!
      É importante comemorarmos cada aniversário de casamento! Dependendo da sua religião, chame algum celebrante para dar uma benção de renovação das alianças. E faça a entrada de seus filhos e em seguida a de vocês. Sua filha menor poderá levar as alianças, para que vcs repitam os votos que fizeram há 15 anos atrás.
      Abraços!

      Excluir
  34. Ola! Vou completar 15 anos de casada e estou planejando uma festa, ja aluguei uma chacara, mas estou com muitas duvidas qto ao que servir, a decoração e ao que vestir, procurei pela net mas é tudo sobre 25 e 50 anos, sera que alguem poderia me ajudar...

    ResponderExcluir
  35. Olá Byanka! Faça uma festa a cara de vocês, contanto que caiba no seu orçamento. O importante é a renovação das alianças, e poder confraternizar este momento com seus familiares e amigos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  36. ola minha querida...no mes de setembro próximo,estaremos comorando bodas de prata e estou em duvida quanto ao cerimonial religioso,pois temos quatro filhos dois rapazes(23 e 18 anos) e duas meninas (9 e 2 anos)e havia pensado em meu marido entrar com as meninas e eu com os dois rapazes,porém eu também queria que minha filha pequena levasse nossas alianças.Como ficaria melhor?

    ResponderExcluir
  37. vou faser 15 anos de casado o ano de 2013 si deus permiti quero fazer uma festa mas nunca asisti bodas de cristal como faso e que tipo de vestido devo vesti eu não tenho aliança predendo compra tanbem

    ResponderExcluir
  38. ola gostaria de fazer uma pergunta vou fazar bodas de prata e uma amiga falou-me na cerimonia da areia ,gostaria de saber se é apropriado para bodas de prata obrigado

    ResponderExcluir
  39. ola vou fazer em agosto bodas de prata ,e gostaria que me desse uma ideia para a entrada na igreja, tenho dois rapazes um de 18 anos e o outro de 24 anos,e nao sei como fazer obrigado beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Olá em novembro vou fazer 5 anos de casada e quero fazer uma festa para comemorar e gostaria de saber como fazer, o posso colocar para comer beber, pois será bem simples?

    ResponderExcluir
  41. vou fazer uma festa de bodas de prata, gostaria de saber se pode vesti de noiva ou nao,, e a festa tem que ser toda no tom prata as decoracooes... obrigado...

    ResponderExcluir
  42. Olá,meu nome é Caroline
    Meus pais fazem 25 anos d casado (bodas de Prata) ano que vem, somos em 3 filho e estamos preparando tudo desde salão até viagem, meus pais querem "surpresa". Gostaria de saber como funciona a cerimônia, se tem alguma tradição(gostaria de manter todas).
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. ola, meus vao fazer 15 anos de casamento e eu irei organizar a pequena festa que faremos a noite apos a missa de açao de graças que cor fazer a decoraçao , lembrando que eu quero que fique aconchegante e acolhedor , a festa vai ser no nosso quintal que é enorme e cheio de plantas ,vai ser ao ar livre sem coberta nenhuma , e tambem se puder gostaria que me dissesse qual dos 5 estilos é melhor para a decoraçao :
    só bolas ( )
    só malhas ( )
    malhas e bolas ( )
    outro tipo ( )se for outro diga qual e porque
    nada ( )

    espero ansiosamente por uma resposta ,muito obrigado ,beijos !!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Olá. Sou casada a 9 anos, porém só no civil. Seria adequado ao invés de fazer uma simples comemoração pelos dez anos de casados eu fazer uma cerimônia de casamento no religioso após todo esse tempo, com entrada com os pais e padrinhos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Por favor qual o cronograma que devo seguir: Bodas de Prata
    Meus pais:
    03 rapazes, 01 casado sem filhos.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  46. eu gostaria de saber o ano que vem farei bodas de prata estou em duvida pois tenho uma filha casada umfilho de 19 e um de 10 e um netinho que ate la estara com um ano e cinco meses como farei a entrada eu pensei assim afilha entra com opai , ofilho de dezenove entra comigo , anora eo genro entram juntos oneto leva aliança e o filho de dez leva uma biblia e um buque de flores . peço sua opinião pois pode estar errado alguma coisa aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  47. Meus pais farao bodas de prata em setembro e estamos com duvidas de como organizar a cerimonia na igreja evangelica.Pensamos em fazer assim:como minha mae so tem duas filhas e uma delas e casada colocaremos a filha mais velha para entrar com o genro em seguida entra a florista,depois entra o casal ( o marido com o par de alianca no bolso) e a filha mais entra depois com um buque de flores para homenagea-los.Sera que vai ficar legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei esse email ja faz um tempo e nao obtive resposta.Estou nervosa pois ja esta chegando o dia da festa.

      Excluir
  48. Olá tenho uma amiga q os pais farão Bodas de ouro em Novembro. Eu já entendi o cortejo...mas como não terá religioso como posso montar o q fazer depois q todos entrarem no salão.

    ResponderExcluir
  49. vamos completar 25 anos de casados...
    Queremos casar de novo...
    Nossos irmãos como padrinhos, sobrinhos como pajens,
    familiares envolvidos na celebração como ofertório,leituras,e os filhos fazendo homenagem...
    Eu vou entrar com meu sogro, meu marido comminha sogra, e minha mãe com uma sobrinha e afoto demeu pai em uma homenagem...

    E, assim por diante...

    Será que estou exagerando??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloísa!
      Acho que sim... Renovar os votos é ótimo, mas vcs já se casaram, e sendo assim vc deve entrar na igreja com seu marido. Seus filhos podem entrar antes de vcs ou depois, levando as alianças. E os pais podem entrar com o ofertório. Padrinhos podem fazer a leitura e as preces, ok?
      Abraços,
      Adriana Távora.

      Excluir
  50. em julho do ano que vém farei 15 anos de casada no civil, mais já tenho 4 anos de casada no religioso e gostaria de mandar celebrar uma missa, ter a benção das alianças,que cor de vestido é adequado?e minhas filhas tem 17 e 9 anos como faço com elas?quero comemorar meus 15 anos de casada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eurídes!
      Vc pode usar qualquer cor de vestido, tons pastéis ou tons fortes.
      Suas filhas podem entrar com as alianças.
      Abraços,
      Adriana Távora

      Excluir
  51. gotaria de saber como devo comemorar 20 anos de casados , casei só no civil , posso casar no religioso , é brega? reponda-me por favor. obg

    ResponderExcluir
  52. Olá, boa tarde!
    no mês de abril faço 12 anos de casada no cívil ( com 2 filhos homens 3/9 anos) porém vou me casar em novembro no religioso. Como fazer ? q fazer? Pensei em fazer na minha casa mesmo para os intimos Os que forem para a cerimônia. Como estarei fazendo bodas de seda posso tirar alguma idéia a partir daí? Plisss estou muito confusa e sem saber direito q fazer. o que vestir???

    ResponderExcluir
  53. olá, boa noite!!!
    estou organizando a festa de bodas de ouro dos meus avos..
    estou em duvida em como recepcionar os convidados no salão para a festa... iremos relembrar algumas coisas que se realizavam nos casamentos durante a epoca em que eles se casaram...
    como posso decorar o salao e a igreja??
    para a entrada da igreja pensei em entrar do o filho mais novo com seus filhos e assim por diante até o mais velho e por ultimo meus avos...será que fica muito ruim??

    ResponderExcluir
  54. oi querida! Nas bodas de prata como pode ser a participação dos sobrinhos (2 homens), o que eles podem fazer? o filho mais velho vai entrar com a noiva, e o outro filho vai levar as alianças, me dá uma dica eles querem participar e agora?

    ResponderExcluir
  55. Olá vou fazer bodas de prata em março e gostaria de entrar com meu pai na igreja, pois quando casei isso não foi possível, tenho dois filhos um de 23 e outro de 15 anos, será que fica bom? Origada

    ResponderExcluir
  56. vou fazer minha festa de bodas de prata, vai ter a entrada dos meus filhos com as minhas noras, o filho mais velho entra primeiro ou ñ tem nada aver, na hora das alianças meu filho mais velho pode entrar com minha neta no colo pq ela vai ter 04 meses e ñ tenho netos maior me ajuda, Obrigada Meyre.

    ResponderExcluir
  57. Eu acho que tudo que é feito com amor é valido, e sim pode ter padrinho pois ve vários sites em que tem padrinhos na bodas de prata.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde, Vamos realizar uma cerimonia religiosa para as Bodas de Coral, quais leituras e preces podemos fazer na igreja?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Bom Dia!
    Sou católica, e neste ano, farei bodas de prata. Por favor , podes me passar um check liste do que precisa para realização do momento, bem como: vestido adequado, meu esposo perdeu sua aliança, posso fazer um novo par? E qual seria o modelo ideal para essa troca? Nós podemos entrar no horário do ofertório? E os nossos filhos podem entrar nesse momento com as alianças? Posso usar flores para decorar, tudo muito discreto e simples? Quanto ao jantar, o que sugere? penso em fazer em casa, pois tenho um espaço bacana. Quais seriam os convidados, além dos meus parentes mais próximos. É possível enviar-me o quanto antes, pois já é agora em julho/2014.
    E-mail : j.medeiros65@hotmail.com
    Aguardo retorno.

    Grata,
    Jane

    ResponderExcluir